Análise das intervenções de terapia ocupacional no desempenho das atividades de vida diária em crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática da literatura

Resumo
.
Objetivos: avaliar, através da seleção e análise criteriosade artigos, os efeitos das intervenções voltadas para a promoção do desempenho de atividades de vida diária, utilizadas por terapeutas ocupacionais, emcrianças com paralisia cerebral.
.
Métodos: a busca na literatura foi realizada nas bases eletrônicas: Ovid, Medline, CINAHL e Lilacs,incluindo artigos publicados entre janeiro de 2001 emaio de 2006, nos idiomas inglês e português, utilizando os seguintes descritores: "terapia ocupacional", "paralisia cerebral" e "criança". Foram selecionados quatro estudos, seguindo critérios de inclusão pré-definidos,avaliados quanto à qualidade metodológica com a escalaOTSeeker.
.
Resultados: a análise da qualidade metodológica dos estudos selecionados revelaram pontuações de magnitudes baixa à moderada na escala OT Seeker.Foram encontradas diferenças quanto ao tipo de intervenção utilizada para a promoção das atividades de vida diária, bem como dos desfechos investigados.
.
Conclusões: a análise crítica dos artigos sugere queo contexto no qual a criança com paralisia cerebral está inserida parece ser um fator importante no seu desempenho funcional. A avaliação sistemática da literatura sobre os efeitos de intervenções de Terapia Ocupacional na promoção de atividades de vida diária em crianças com paralisia cerebral poderá contribuir para uma prática baseada em evidências, entre esses profissionais.
.
Palavras-chave Terapia ocupacional, Paralisia cerebral, Atividades de vida diária
Clique aqui para ler o artigo na íntegra.