Os sentidos

Os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, vestibular e proprioceptivos) têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos, que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.

Visão:

O sistema visual inclui detectar e interpretar luz e imagem. O cérebro então analisa e sintetiza as informações. Assim, a visão dá a dimensão necessária para os outros sentidos. Através da visão aprendemos sobre o mundo, sobre como modular movimentos e aprendemos na escola ou no ambiente de trabalho.Para o processamento e discriminação visuais efetivos são de extrema importância dois outros sentidos: o vestibular e o proprioceptivo.

Audição:

O sistema auditivo é capaz de reconhecer os sons emitidos pelo ambiente. Assim, ouvir é fundamental para entender, respeitar, obedecer e aprender sobre o ambiente para determinar respostas. É de extrema importância ainda para entender os sons da fala e falar já que é necessário ouvir para distinguir, interpretar e produzir corretamente esses sons e as entonações vocais.Para o processamento e discriminação auditivos efetivos são importantes três outros sistemas: o vestibular, o proprioceptivo e o tátil.

Olfato:

É o sistema responsável pela captação e reconhecimento de odores. Os sistemas olfativo e gustativo estão entrelaçados de tal forma que quando sentimos um cheiro forte e característico, somos capazes de sentir também o seu gosto.

Paladar:

O sistema gustativo nos permite reconhecer o gosto de substâncias colocadas sobre a língua através de papilas gustativas que reconhecem e enviam a informação ao cérebro.Detecta quatro diferentes sabores: doce, salgado, amargo e azedo. Todas as outras ricas recordações de sabores que experimentamos são promovidas pelo sistema olfativo.

Tato:

O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro. Esse sistema é extremamente importante na detecção de situações de perigo.

Vestibular:

O sistema vestibular é formado por um conjunto de órgãos do ouvido interno e responsável pela manutenção do equilíbrio.Esse sistema detecta informações importantes como balanço, gravidade, posição do corpo e distância. Sua integridade permite ao indivíduo mover-se com segurança.

Proprioceptivo:

É o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço, reconhecer a força exercida pelos músculos e o movimento das articulações sem utilizar a visão. Permite a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades da vida diária.